domingo, 10 de março de 2013

EXPOSIÇÃO “A CASA BRANCA” NA BIBLIOTECA DA ESCOLA


De 25 a 28 de fevereiro recebemos a exposição “A Casa Branca – 8 Histórias, 8 Ilustradores” tomando como tema as obras para a infância de Sophia de Mello Breyner Andresen. A dinamizar esta exposição em três oficinas pedagógicas (duas turmas do 4.º ano e uma do JI) esteve a Madalena Marques que de uma forma muito cativante levou os alunos a VER, PENSAR e FAZER a partir das ilustrações e dos excertos das obras lidas/contadas.

Para além, das turmas envolvidas nas oficinas, outras passaram pela exposição com as respetivas professoras explorando as ilustrações e as histórias de Sophia.

Mas o melhor testemunho é o dos alunos. Aqui fica o do 4.º A e o do 4.º B (autêntico relatório de visita!):

“(…) Ouvimos pequenos excertos dos contos desta autora, num ambiente muito calmo e sereno. Depois deste momento, recriamos acontecimentos desses mesmos contos, construindo maquetes com material reciclado.
“Gostámos muito desta “aventura”, seria bom ter mais atividades deste género.“  (4.º A)

“(…) Na biblioteca fomos recebidos por uma senhora chamada Madalena Marques. Colocámo-nos à sua volta, conversámos um pouco sobre a atividade que iriamos realizar e fizemos um exercício de treino da nossa capacidade de atenção e concentração.
“Em seguida, fomos para outro sítio da biblioteca e sentámo-nos nuns tapetes. A dinamizadora da atividade acendeu um candeeiro porque a sala estava escura e pediu para cada um de nós escolher uma das 8 histórias: O Rapaz de Bronze; A Menina do Mar; A Floresta; O Bojador; O Cavaleiro da Dinamarca; A Noite de Natal; A Árvore; A Fada Oriana. Aí, ouvimos um excerto de cada história.
“Depois refletimos em conjunto sobre alguns conceitos como: poesia, poema e as poesias de Sophia de Mello Breyner Andersen.
                “Posteriormente, a nossa turma foi dividida em 5 grupos (cada um ficou com uma história) para elaborarmos maquetes relacionadas com as histórias. Começámos por elaborar um esboço da maquete, escolher os materiais (reutilizáveis) e iniciámos o nosso trabalho de grupo. Estas maquetes serão expostas na biblioteca Municipal de Oeiras.
“Na nossa opinião, esta atividade foi bastante interessante, ficámos a conhecer mais obras da escritora Sophia Andersen e adorámos esta experiência.” (4.º B)

Sem comentários:

Enviar um comentário