segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Desejos de Natal

«Que neste Natal,
eu possa lembrar dos que vivem em guerra,
e fazer por eles uma prece de paz.

Que eu possa lembrar dos que odeiam,
e fazer por eles uma prece de amor.

Que eu possa perdoar a todos que me magoaram,
e fazer por eles uma prece de perdão.

Que eu lembre dos desesperados,
e faça por eles uma prece de esperança.

Que eu esqueça as tristezas do ano que termina,
e faça uma prece de alegria.

Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor,
e faça por ele uma prece de fé.

Obrigada Senhor
Por ter alimento,
quando tantos passam o ano com fome.

Por ter saúde,
quando tantos sofrem neste momento.

Por ter um lar,
quando tantos dormem nas ruas.

Por ser feliz,
quando tantos choram na solidão.

Por ter amor,
quantos tantos vivem no ódio.

Pela minha paz,
quando tantos vivem o horror da guerra.»



Símbolos de Natal

O Presépio e o Nascimento de Jesus



A Visita do Pai Natal


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Novo sistema de gestão de refeições

«Na sequência da implementação do novo sistema de Gestão de Refeições (pré-escolar e 1º ciclo) e do Serviço de Prolongamento de Horário (pré-escolar) na EB1/JI de Porto Salvo, aos encarregados de educação será possível efetuar a gestão das refeições escolares do seu educando através da verificação dos pagamentos efectuados, saldo existente para consumo de refeições e/ou para serviço de prolongamento de horário bem como controlo dos dias de consumo de refeições escolares. Para os alunos que possuem escalão de SASE (A ou B) a gestão das refeições escolares, também, passará a ser realizada através do novo Sistema.

A entrada em funcionamento do novo Sistema na EB1/JI de Porto Salvo está prevista para dia 2 de Dezembro próximo

 Pode consultar aqui o comunicado enviado aos encarregados de educação.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dinamização da biblioteca

O escritor e ilustrador Pedro Seromenho esteve ontem e hoje na nossa escola e encantou pequenos e graúdos!
A fuga da ervilha

Obrigado Pedro, pelas magníficas ilustrações com que nos presenteou!
   












As nossas preocupações e alegrias

Aguardamos ansiosos pelos restantes títulos da coleção do corpo-humano e quem sabe uma próxima visita!

São Martinho na nossa escola

Aqui podem encontrar uma perspetiva geral das comemorações e atividades realizadas na nossa escola.






Obrigado a toda a comunidade educativa pela vossa colaboração!


Escola recebe visita de Pedro Seromenho


sábado, 14 de setembro de 2013

Regulamento Interno do Agrupamento

Aqui poderá fazer a leitura integral do Regulamento Interno do nosso Agrupamento.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Informação aos Encarregados de Educação


Mensagem de Boas Vindas


 

 

A Equipa da EB1/JI de Porto Salvo deseja a  toda a Comunidade Educativa as Boas Vindas à nossa Escola  e um bom início de ano letivo.

 

Comunicando,

Partilhando,

Colaborando,

Em benefício das crianças da nossa Escola.

 

Um bom ano letivo 2013-2014

A Equipa da Escola de Porto Salvo
 
 

 

sábado, 20 de abril de 2013

Operação Nariz Vermelho

Assim foi a operação de alegria e de sorrisos na Escola Primária e Jardim de Infância de Porto Salvo.
Este resultado fantástico (se colocarem em passagem rápida é bem mais giro) deveu-se à Vossa resposta à nossa iniciativa Operação Nariz Vermelho.
Agradecemos a vossa participação em grande escala (nós contávamos com isso) ^_^
Conseguimos vender/angariar para a Operação dos Drs Palhaços perto de 400 narizes. 
Quase a totalidade da nossa criançada :o) 
Oh que bom! 
Esta semana foi passada de uma maneira especial para nós que estivemos convosco e com os vossos tesouros.

Por vezes não damos conta, e eles também não, que há muitos meninos que não brincam. Que sentem dores. Que lhes custa sorrir. 
Eles aprenderam, e muitos sabiam, que existem doutores palhaços para dar uma injecção de alegria para minorar a falta de brincadeira, as dores e para lhes encontrar um sorriso.
Foi fascinante sorrir convosco! Foi extasiante sorrir com os vossos (e nossos) filhos!
Somos uma comunidade fantástica! 
Muito, muito obrigada!

Vejam aqui para onde foi a nossa injecção :o)
https://www.youtube.com/watch?v=4qxxGF0QSpI&feature=player_embedded

Fonte: Associação de Pais da Eb1/Ji de Porto Salvo.

sábado, 30 de março de 2013

As histórias e as plantas da Fernanda


O encontro com a escritora Fernanda Botelho no passado dia 13 de março, na biblioteca, foi muito enriquecedor. A Fernanda com o seu saber e simpatia cativou um auditório numeroso de miúdos (todo o 3.º ano) e de graúdos (mães, tias, avós…e professoras, claro). 
Centrando-se no seu livro Salada de Flores, percorreu com os alunos os espaços da quinta ecológica da Sara (que muitos já conheciam bem) e, a partir das ilustrações de plantas feitas pela Sara Simões para o livro ou de plantas que trouxe do seu quintal, foi revelando as características e aplicações das mesmas e foi dando dicas e receitas preciosas. O que aprendemos todos!!!

O entusiamo, a curiosidade despertada foram tais que no fim os alunos quiseram provar, cheirar, tocar as Calêndulas, as Borragens, as Madressilvas, os Alecrins, as Salvas, as Hortelãs, as sementes de girassol…. E, claro, pedir autógrafos.
E depois do encontro, a Fernanda ainda visitou a horta da escola e mais uma vez deu-nos preciosos conselhos.
Obrigada, Fernanda. Até breve.



Feliz Páscoa


terça-feira, 19 de março de 2013

terça-feira, 12 de março de 2013

Assistam e disfrutem!

«Nos anos 60, Papiniano Carlos publicou A Menina Gotinha de Água, uma obra de literatura infantil que constitui um dos seus maiores êxitos editoriais e é considerada um título responsável pela renovação deste género literário, nomeadamente no que respeita à sua função na educação das crianças. Livro repetidamente reeditado ao longo dos anos, contou com ilustrações de João Câmara Leme > , João Nunes > e Joana Quental >.» in Página da UP dedicada a Papiniano Carlos
———–
 

Semana da Leitura 2013

De 11 a 15 de Março de 2013, a Semana da Leitura celebra a Leitura e o Mar, desafiando crianças, jovens, adultos e a comunidade em geral, de autarquias a empresas, de escritores e artistas a individualidades públicas, a unirem-se na grande festa do livro e da leitura.
Nesta 7ª edição da Semana da Leitura, centrada na temática do MAR, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, lança a todas as escolas o desafio de tornarem a leitura e os livros presentes em toda a parte.
Entre 11 e 15 de março de 2013, esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
O desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, devendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção de leitura que envolvam as crianças, os jovens, assim como diversos sectores da comunidade.
Motes

Estes motes deverão ser encarados como catalisadores de iniciativas, que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s), desafiando a imaginação e a criatividade.
 

domingo, 10 de março de 2013

EXPOSIÇÃO “A CASA BRANCA” NA BIBLIOTECA DA ESCOLA


De 25 a 28 de fevereiro recebemos a exposição “A Casa Branca – 8 Histórias, 8 Ilustradores” tomando como tema as obras para a infância de Sophia de Mello Breyner Andresen. A dinamizar esta exposição em três oficinas pedagógicas (duas turmas do 4.º ano e uma do JI) esteve a Madalena Marques que de uma forma muito cativante levou os alunos a VER, PENSAR e FAZER a partir das ilustrações e dos excertos das obras lidas/contadas.

Para além, das turmas envolvidas nas oficinas, outras passaram pela exposição com as respetivas professoras explorando as ilustrações e as histórias de Sophia.

Mas o melhor testemunho é o dos alunos. Aqui fica o do 4.º A e o do 4.º B (autêntico relatório de visita!):

“(…) Ouvimos pequenos excertos dos contos desta autora, num ambiente muito calmo e sereno. Depois deste momento, recriamos acontecimentos desses mesmos contos, construindo maquetes com material reciclado.
“Gostámos muito desta “aventura”, seria bom ter mais atividades deste género.“  (4.º A)

“(…) Na biblioteca fomos recebidos por uma senhora chamada Madalena Marques. Colocámo-nos à sua volta, conversámos um pouco sobre a atividade que iriamos realizar e fizemos um exercício de treino da nossa capacidade de atenção e concentração.
“Em seguida, fomos para outro sítio da biblioteca e sentámo-nos nuns tapetes. A dinamizadora da atividade acendeu um candeeiro porque a sala estava escura e pediu para cada um de nós escolher uma das 8 histórias: O Rapaz de Bronze; A Menina do Mar; A Floresta; O Bojador; O Cavaleiro da Dinamarca; A Noite de Natal; A Árvore; A Fada Oriana. Aí, ouvimos um excerto de cada história.
“Depois refletimos em conjunto sobre alguns conceitos como: poesia, poema e as poesias de Sophia de Mello Breyner Andersen.
                “Posteriormente, a nossa turma foi dividida em 5 grupos (cada um ficou com uma história) para elaborarmos maquetes relacionadas com as histórias. Começámos por elaborar um esboço da maquete, escolher os materiais (reutilizáveis) e iniciámos o nosso trabalho de grupo. Estas maquetes serão expostas na biblioteca Municipal de Oeiras.
“Na nossa opinião, esta atividade foi bastante interessante, ficámos a conhecer mais obras da escritora Sophia Andersen e adorámos esta experiência.” (4.º B)

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Encontro com a escritora Fernanda Botelho



Para saber mais:



Contrariando as consequências de um quotidiano cada vez mais urbano que afasta as crianças da natureza, Salada de Flores e Sementes à Solta recorrem ao ritmo das estações e à riqueza do universo das plantas para cativar os leitores de palmo e meio, alertando-os ainda para questões ecológicas. O cenário não poderia ser mais apropriado: uma horta onde não há lugar para adubos químicos e uma casa de argila e de palha, com um jardim no telhado, espaço em que os protagonistas de ambos os livros – a Sara, a Maria, a Carolina e o Rodrigo – descobrem legumes, flores comestíveis, árvores e frutos através da subtileza e do rigor científico das aguarelas de Sara Simões (velhadaldeia.blogspot.pt). O texto de Fernanda Botelho (malvasilvestre.blogspot.com) reserva sempre uma surpresa final para pais e professores: uma mão-cheia de receitas deliciosas e um guia elucidativo sobre as propriedades medicinais de diversas plantas.

. Ambos os livros infantis são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
. Salada de Flores possui já uma tradução em língua inglesa, intitulada Nettles and Roses, que constitui um instrumento eficaz no que toca à aprendizagem do idioma de Shakespeare.

P.S. A autora assinará os livros entretanto adquiridos ou a adquirir no encontro (12€/cada)