sábado, 16 de fevereiro de 2013

Encontro com a escritora Fernanda Botelho



Para saber mais:



Contrariando as consequências de um quotidiano cada vez mais urbano que afasta as crianças da natureza, Salada de Flores e Sementes à Solta recorrem ao ritmo das estações e à riqueza do universo das plantas para cativar os leitores de palmo e meio, alertando-os ainda para questões ecológicas. O cenário não poderia ser mais apropriado: uma horta onde não há lugar para adubos químicos e uma casa de argila e de palha, com um jardim no telhado, espaço em que os protagonistas de ambos os livros – a Sara, a Maria, a Carolina e o Rodrigo – descobrem legumes, flores comestíveis, árvores e frutos através da subtileza e do rigor científico das aguarelas de Sara Simões (velhadaldeia.blogspot.pt). O texto de Fernanda Botelho (malvasilvestre.blogspot.com) reserva sempre uma surpresa final para pais e professores: uma mão-cheia de receitas deliciosas e um guia elucidativo sobre as propriedades medicinais de diversas plantas.

. Ambos os livros infantis são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
. Salada de Flores possui já uma tradução em língua inglesa, intitulada Nettles and Roses, que constitui um instrumento eficaz no que toca à aprendizagem do idioma de Shakespeare.

P.S. A autora assinará os livros entretanto adquiridos ou a adquirir no encontro (12€/cada)




segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Porto Salvo e uma viagem com casamento

No dia 19 de dezembro teve lugar uma formação bastante concorrida no agrupamento de escolas Aquilino Ribeiro (Porto Salvo) conduzido pela Paula Cusati. Achámos que seria interessante publicar os trabalhos elaborados pelas duplas de professores durante a ação “Catar no Cata Livros: como bem aproveitar um sítio com vista para o livro”. Escolhemos um texto e responde-nos assim a professora bibliotecária Magda Cruz: "Relativamente ao texto, fico muito lisonjeada com a escolha. Aquilo estava a ser muito divertido, e acho que ficávamos esquecidas a brincar. É esta mesma energia criativa que queremos que o nosso sítio comunique aos leitores. Aqui fica o texto a duas mãos escrito na nossa sessão - desafio “Viajar nas entrelinhas”, a partir de As duas estradas (Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho).
 
Viagem (a meio) até a um Casamento

Éramos 5 para entrar num mini de 1943, que o meu avô tinha emprestado. Íamos ao casamento da minha tia solteirona. Mas como era muito, muito longe, e a cerimónia começava cedo, já levávamos os fatos e os vestidos compridos. Num cestinho a minha avó tinha feito umas sandes de atum com maionese. Partimos como atum em lata. Aprumadinhos. Tomámos a estrada nacional, porque o meu pai é um sovina e não queria pagar as portagens da autoestrada. Que curvas intermináveis! Já não sabia se era fome ou má disposição. Então pedi à minha mãe uma sandes e uma coca-cola. O carro roncava veloz a 60 km/hora! Parecia mesmo um carro de corridas. Perto da Bempostinha, nos campos verdejantes pastavam pachorrentamente umas vaquinhas e respetivos maridos. De repente, vejo uma sombra quase galopante ao lado do carro. E não é que o estúpido do burro resolve atravessar a estrada?! O meu pai, como um verdadeiro piloto de rally, para a esquerda, depois para a direita. Deixa o burro intacto, mas a frente do carro não. Além do mais a sandes também se esborracha contra o vestido de seda natural azul-turquesa bordado a pérolas e lantejoulas da minha irmã.
Vanessa e Magda

Ficamos à espera dos resultados junto dos alunos. Qualquer dúvida, falem conosco.

In http://blogue-catalivros.blogspot.pt/2013/01/porto-salvo-e-uma-viagem-com-casamento.html Acesso em 4fevereiro2013

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013



AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AQUILINO
Escola EB1 - JI de Porto Salvo


INFORMAÇÃO  31-1-2013
«Desfile de Carnaval»
     
Informamos os Pais e Encarregados de Educação dos Alunos que, à semelhança do ano anterior, vamos fazer um desfile de Carnaval, pelas ruas de Porto Salvo ( zona antiga), no dia 8 de fevereiro, sexta-feira, com saída pelas 10h. Teremos o acompanhamento da Escola Segura Polícia de Porto Salvo. Serão bem vindos os Pais que puderem acompanhar o desfile. De acordo com o nosso Plano de Atividades o Desfile tem um tema comum a toda a escola que é a « Alimentação». Solicitamos a Vossa colaboração para a confecção de chapéus gastronómicos com materiais reciclados. Cada ano tem um país atribuído, por isso o chapéu deve retratar um prato ou alimentos típicos desse país.
Os alunos devem vir vestidos de acordo com a seguinte ordem:
Jardim de Infância – País – Portugal - camisola amarela; calças de ganga.
1º ano – País – Brasil - camisola azul; calças de ganga.
2º ano – País – Itália - camisola verde; calças de ganga.
3º ano – País – Bélgica - camisola laranja; calças de ganga.
4º ano – País – França - camisola vermelha; calças de ganga.
Não são permitidas pistolas ou balões de água, nem brinquedos perigosos.
  Agradecemos, antecipadamente, a vossa colaboração .                        
                                                    A Coordenadora de Escola
                                                                   Helena Alves