sábado, 30 de março de 2013

As histórias e as plantas da Fernanda


O encontro com a escritora Fernanda Botelho no passado dia 13 de março, na biblioteca, foi muito enriquecedor. A Fernanda com o seu saber e simpatia cativou um auditório numeroso de miúdos (todo o 3.º ano) e de graúdos (mães, tias, avós…e professoras, claro). 
Centrando-se no seu livro Salada de Flores, percorreu com os alunos os espaços da quinta ecológica da Sara (que muitos já conheciam bem) e, a partir das ilustrações de plantas feitas pela Sara Simões para o livro ou de plantas que trouxe do seu quintal, foi revelando as características e aplicações das mesmas e foi dando dicas e receitas preciosas. O que aprendemos todos!!!

O entusiamo, a curiosidade despertada foram tais que no fim os alunos quiseram provar, cheirar, tocar as Calêndulas, as Borragens, as Madressilvas, os Alecrins, as Salvas, as Hortelãs, as sementes de girassol…. E, claro, pedir autógrafos.
E depois do encontro, a Fernanda ainda visitou a horta da escola e mais uma vez deu-nos preciosos conselhos.
Obrigada, Fernanda. Até breve.



Feliz Páscoa


terça-feira, 19 de março de 2013

terça-feira, 12 de março de 2013

Assistam e disfrutem!

«Nos anos 60, Papiniano Carlos publicou A Menina Gotinha de Água, uma obra de literatura infantil que constitui um dos seus maiores êxitos editoriais e é considerada um título responsável pela renovação deste género literário, nomeadamente no que respeita à sua função na educação das crianças. Livro repetidamente reeditado ao longo dos anos, contou com ilustrações de João Câmara Leme > , João Nunes > e Joana Quental >.» in Página da UP dedicada a Papiniano Carlos
———–
 

Semana da Leitura 2013

De 11 a 15 de Março de 2013, a Semana da Leitura celebra a Leitura e o Mar, desafiando crianças, jovens, adultos e a comunidade em geral, de autarquias a empresas, de escritores e artistas a individualidades públicas, a unirem-se na grande festa do livro e da leitura.
Nesta 7ª edição da Semana da Leitura, centrada na temática do MAR, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, lança a todas as escolas o desafio de tornarem a leitura e os livros presentes em toda a parte.
Entre 11 e 15 de março de 2013, esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
O desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, devendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção de leitura que envolvam as crianças, os jovens, assim como diversos sectores da comunidade.
Motes

Estes motes deverão ser encarados como catalisadores de iniciativas, que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s), desafiando a imaginação e a criatividade.
 

domingo, 10 de março de 2013

EXPOSIÇÃO “A CASA BRANCA” NA BIBLIOTECA DA ESCOLA


De 25 a 28 de fevereiro recebemos a exposição “A Casa Branca – 8 Histórias, 8 Ilustradores” tomando como tema as obras para a infância de Sophia de Mello Breyner Andresen. A dinamizar esta exposição em três oficinas pedagógicas (duas turmas do 4.º ano e uma do JI) esteve a Madalena Marques que de uma forma muito cativante levou os alunos a VER, PENSAR e FAZER a partir das ilustrações e dos excertos das obras lidas/contadas.

Para além, das turmas envolvidas nas oficinas, outras passaram pela exposição com as respetivas professoras explorando as ilustrações e as histórias de Sophia.

Mas o melhor testemunho é o dos alunos. Aqui fica o do 4.º A e o do 4.º B (autêntico relatório de visita!):

“(…) Ouvimos pequenos excertos dos contos desta autora, num ambiente muito calmo e sereno. Depois deste momento, recriamos acontecimentos desses mesmos contos, construindo maquetes com material reciclado.
“Gostámos muito desta “aventura”, seria bom ter mais atividades deste género.“  (4.º A)

“(…) Na biblioteca fomos recebidos por uma senhora chamada Madalena Marques. Colocámo-nos à sua volta, conversámos um pouco sobre a atividade que iriamos realizar e fizemos um exercício de treino da nossa capacidade de atenção e concentração.
“Em seguida, fomos para outro sítio da biblioteca e sentámo-nos nuns tapetes. A dinamizadora da atividade acendeu um candeeiro porque a sala estava escura e pediu para cada um de nós escolher uma das 8 histórias: O Rapaz de Bronze; A Menina do Mar; A Floresta; O Bojador; O Cavaleiro da Dinamarca; A Noite de Natal; A Árvore; A Fada Oriana. Aí, ouvimos um excerto de cada história.
“Depois refletimos em conjunto sobre alguns conceitos como: poesia, poema e as poesias de Sophia de Mello Breyner Andersen.
                “Posteriormente, a nossa turma foi dividida em 5 grupos (cada um ficou com uma história) para elaborarmos maquetes relacionadas com as histórias. Começámos por elaborar um esboço da maquete, escolher os materiais (reutilizáveis) e iniciámos o nosso trabalho de grupo. Estas maquetes serão expostas na biblioteca Municipal de Oeiras.
“Na nossa opinião, esta atividade foi bastante interessante, ficámos a conhecer mais obras da escritora Sophia Andersen e adorámos esta experiência.” (4.º B)