Ao longo de vários intervalos a assistente operacional Dina Alves ensaiou com alguns alunos do 2º ano uma representação dramatizada da obra de Maria Carolina Pereira Rosa Uma prenda para o Malaquias.
No dia 17 de dezembro, com a narração (e direção) da D. Dina, os novíssimos “atores” apresentaram o seu trabalho para todos os colegas da escola (do pré-escolar ao 4º ano).sexta-feira, 20 de dezembro de 2019
Apresentação do livro "O Pai Natal Verde"
O Pai Natal Verde (edição e promoção da Betweien) foi à Biblioteca, no dia 11 de dezembro de 2019, ensinar aos meninos do pré-escolar e aos mais crescidos do 2º ano e das turmas A, B e D do 3º ano, como o consumismo e o desperdício do Natal podem ser evitados ou mitigados.
Ficam aqui as fotos e uma das lições (que todos acabaram a cantar):
“Pai Natal verde, bem verdinho,
vamos todos embrulhar as prendas com jornalinho”
segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Os contos da Edite
Um Serão aconchegante e cheio de histórias divertidas! De contos de autor, a contos tradicionais passando por aqueles com larápios ingleses ou com matrioskas, houve histórias para todos os gostos!
Ficam aqui, para memória futura, alguns testemunhos de quem participou:
“Absolutamente fantástico. Excelente comunicadora e as histórias foram excelentes. Todos adoraram.” (adulto)
“Foi uma experiência muito divertida e para todas as idades!” (criança)
“Adorei a história sobre cocó quero mais engraçadas.” (criança)
“Gostámos muito da contadora Edite Gil. Contamos estar novamente numa outra sessão. Foi espetacular!!” (adulto)
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Serão de Contos - 6 dez 2019 - 21h30min
Desta vez teremos a Edite Gil.
Natural de Lisboa, nascida a 31 de Julho de 1965, mas com profundas raízes no Alentejo e infância em África, Edite Gil é projectista, poeta e contadora de histórias – recebeu do seu avô o gosto pelo conto tradicional oral – participa ainda em grupos de poesia e orienta grupos de jovens na arte de dizer.
O seu primeiro livro de poemas intitula-se “O lado inaudível das coisas” o plano é percorrer por imagens de palavras o lado visível e não visível, a realidade que é igual e diferente em cada pessoa e em cada momento.
Pelo conto, diz: “É às memórias do sangue, que acorro para recontar o que ouvia e, não sei se por encanto ou por magia, revejo os meus avós em cada conto, os seus olhares, seus trejeitos, seus gestos, sorrisos e suas vozes… Regresso aos colos, e sou feliz quando conto…”
Por razões logísticas agradecemos a inscrição AQUI
Nota: Desaconselhamos a presença de crianças muito pequenas que, quer pela hora do serão, quer pelo facto de não conseguirem acompanhar a narração das histórias, podem perturbar a atenção e usufruto de todos os (graúdos e miúdos) interessados.
Em outubro e novembro...
- aprendemos ou reaprendemos as normas da BE;
- ouvimos histórias;
- lemos e fizemos as habituais requisições domiciliárias;
- jogámos, vimos filmes, ensaiámos uns textos de teatro
- lembrando os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança e, à semelhança de anos anteriores, vimos um vídeo - Mudar o Mundo - e refletimos sobre as inúmeras situações por esse mundo fora em que não se respeitam os mais elementares Direitos das Crianças. Depois construímos um padlet em que para cada direito escrevemos um nosso dever, uma nossa obrigação;
- iniciámos (3.º A e grupo 1 do pré-escolar) o projeto europeu DIALLS - Diálogo e Argumentação para a aprendizagem da literacia cultural na escola, um projeto em que participam vários países europeus. O Objetivo principal é a compreensão e o desenvolvimento da forma como as crianças e os adolescentes percebem a Europa e a sua diversidade cultural. É dado o foco na construção de capacidades e habiliades de diálogo intercultural eficaz e de compreensão mútua entre pessoas diferentes.
1.º Festival Língua Mátria na BEPSalvo - Set 2019
Os mais pequenos do pré-escolar
deliraram com a Clara Cunha, os seus "Cuquedos" e não só!
adoraram desenhar com a Madalena Moniz a partir do seu magnífico livro "Hoje sinto-me..."
questionaram muito a Inês Fonseca Santos que lhes trouxe o seu livro "Vincos".
As turmas do 4.º B e do 4.º C tiveram a oportunidade de conhecer a Ana Maria Magalhães e perceber o processo de criação que está na base das suas, inúmeras, obras. Alguns sortudos ainda receberam de presente alguns dos seus livros com direito a autógrafo.
Para o ano, voltamos a querer receber na nossa escola o Festival e o/as seus/suas ilustres convidado/as!!!
Formação Professores com Ana Gavin - 28/jun/2019
A Ana Gavin foi excelente na motivação dos participantes e nas apreciações feitas aos trabalhos realizados. E, além disso, muito contribuiu para o ambiente descontraído em que decorreram as sessões.
Festival Passa a Palavra voltou à BEPSALVO! - 26/jun/2019
Desta vez já depois das aulas terem terminado. Mas os 114 alunos do CTL puderam apreciar os contos trazidos pelas "Trovadoras Itinerantes" (Luciana Costa e Josy Correia) e pela Tâmara Bezerra.
E que belos contos!
Queremos mais, para o ano!!!
Prémio do "Conta-os uma história" - Junho 2019
A história áudio - O Circo Tropelias - ganhou o terceiro prémio na sua categoria. Para ouvir basta ir ao separador "Histórias áudio (Podcast)".
Aqui fica um momento da cerimónia da entrega dos prémios, que se realizou a 27 de junho:
Proteger a Natureza - junho 2019
Que a atitude delas seja um exemplo a seguir!
Aqui ficam os cartazes, para que a mensagem continue a passar:
Uma "Noite" de viagens...
Esta sexta "Noite na BE - Histórias e Ó-Ó", de 17 para 18 de maio, foi uma bela noite para os 78 "passageiros" que nela viajaram! Mas melhor mesmo é ler algumas palavras de quem a viveu intensamente:
"Eu gostei muito das atividades, dos lanches... Curti muito, brinquei com os colegas. Foi divertido. Os contos da Antonella Gilardi foram divertidos. Obrigada por esta noite"