domingo, 31 de março de 2019

Feira do Livro - "Semana da Leitura"

No âmbito das atividades da Semana da Leitura deste ano, teremos de 1 a 5 de abril a habitual FEIRA DO LIVRO, junto à receção da escola que contará, uma vez mais, com a colaboração da PRODIDÁCTICO que traz muitos livros de excelentes editoras.

Estão todos convidados!

HORÁRIO DA FEIRA
2ª Feira – 1/4
3ª Feira – 1/4
4ª Feira – 1/4
2ª Feira – 1/4
2ª Feira – 1/4
10h00 – 12h30

10h00 – 12h30


13h30 – 17h00
13h30 – 17h00
13h30 – 17h00
13h30 – 17h00
13h30 – 17h00

Nota: Na Feira o pagamento poderá ser feito por Multibanco. Os recibos pedidos serão enviados por mail, desde que os dados no pedido estejam completos e legíveis.


quinta-feira, 21 de março de 2019

Serão de Contos - 29.março.2019 - 21h30





A Biblioteca convida a comunidade escolar a assistir, na sexta-feira, 29 de março, a mais um serão de contos. Uma noite de muito boa disposição para o arranque da nossa Semana da Leitura (1 a 5 de abril).


Desta vez, as histórias vêm de longe, vêm com cores quentes e sempre com muita ironia. Quem as traz é a TÂMARA BEZERRA - educadora, investigadora, professora universitária e da escola de narradores e, sobretudo, uma excelente contadora de histórias.


NOTA: Desaconselhamos a presença de crianças muito pequenas que, quer pela hora do serão, quer pelo facto de não conseguirem acompanhar a narração das histórias, poderão perturbar a atenção e usufruto de todos os interessados (graúdos e miúdos).

"Miúdos a Votos" - 2019


Mais uma vez os alunos da escola participaram nesta iniciativa que junta leitura, escrita e cidadania. Leitura, pela motivação para o conhecimento dos livros candidatos que ainda não conhecem. Escrita, pela necessidade de defenderem o livro “+ Fixe”. Cidadania, porque participam numa campanha eleitoral e porque exercem o seu direito de votar, seguindo de forma muito próxima as regras das eleições definidas pela Comissão Nacional de Eleições. É de pequenino que… se aprende a cumprir um dever cívico futuro.

Até os mais pequeninos – os do grupo 1 do pré-escolar –, à semelhança do ano passado, também quiseram ter uma eleição do livro de que gostam mais! E para eles foi criado um boletim de voto especial com duas obras que eles “leram” recentemente, foi preparada uma urna de votos adequada. E na altura de votar portaram-se como crescidos! Entre O Cuquedo e O Monstro das Cores a escolha recaiu n’ O Monstro das Cores.

A VOTAÇÃO
A CAMPANHA

Um Podcast sobre o livro O Principezinho transformado em vídeo

  Um teatro adaptando o livro Um Tubarão na Banheira






Alguns painéis, cartazes e marcadores

 

 














quarta-feira, 20 de março de 2019

Encontro com o autor Jorge Courela


No dia 12 de fevereiro, a pequenada do pré-escolar conheceu o autor de um dos seus livros favoritos, O Capitão Miau-Miau. Mas o Jorge Courela não lhes contou e cantou apenas a história do Miau-Miau. Também lhes falou do Zé Maria Catatua, d’ As Canções do Professor Jorge e d’ O Circo do Unicórnio. E, claro, pôs todo o mundo a cantar! Que bem cantaram! Afinadinhos!! Só podiam, mesmo, estar contentes, estar felizes e bater palmas!!!

Clique AQUI para ver um pequeno vídeo da sessão.

Alguns dos trabalhos realizados sobre o Capitão Miau-Miau



 E o magnífico navio do Capitão que os meninos de todas as salas construíram


e que o Jorge adorou!



terça-feira, 19 de março de 2019

Encontro com o escritor João Pinto Coelho - 11 fev 2019


No âmbito do estudo das profissões, tema abordado no 2º ano, a Biblioteca convidou o escritor, e professor no nosso Agrupamento, João Pinto Coelho, a vir falar com os alunos do 2º A que prepararam previamente uma série de perguntas. E apesar de João Pinto Coelho ser um autor de livros dos “crescidos” – Perguntem a Sarah Gross (finalista do prémio Leya 2014) e Os Loucos da Rua Mazur (Prémio Leya 2017) – e habitualmente não ser “entrevistado” por miúdos a interação com eles foi excelente e as respostas transmitiram mensagens e lições de vida muito importantes. Aqui fica um excerto cuja mensagem importa reter:


Cantar as Janeiras


A 16 de janeiro, recebemos a visita das idosas e dos idosos do Centro Paroquial e Social de Nossa Senhora de Porto Salvo. Vieram cantar as Janeiras!… Sempre a tempo!. E sempre afinadas… Prometeram voltar para o ano. Teremos muito gosto em ouvi-las e ouvi-los de novo… se até lá não nos encontrarmos numa outra atividade!!



segunda-feira, 18 de março de 2019

Circuito Sensorial

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional do Cidadão Portador de Deficiência (3 de dezembro), as professoras de Educação Especial - Isabel Pina, Susana Rosa e Sandra Silva -  organizaram um circuito sensorial que decorreu - por razões de agenda - entre 8 e 11 de janeiro de 2019 na Biblioteca.
Etapas
. Elaboração e exposição de cartaz.
. Visualização da curta-metragem de animação e reflexão, em grande grupo, sobre a diferença.
. Dinamização de um circuito sensorial, onde se abordaram três tipos de deficiências - visual, de comunicação e motora.
Objetivos
. Sensibilizar para a problemática das deficiências sensoriais e envolver a comunidade educativa, promover a inclusão e comemorar o dia internacional do Cidadão portador de Deficiência - 3 de dezembro.


Encontro com Filipe Pinto - Apresentação do livro Planeta Limpo


O Filipe Pinto andava por aí com o seu Planeta Limpo. Ora como o nosso tema anual é a Terra (e como protege-la) não esperámos mais e trouxemo-lo à Biblioteca para nos relembrar como podemos ajudar o nosso Planeta.
O “Comandante” Filipe Pinto motivou bem os seus “soldados” para esta guerra contra o desperdício e a poluição. Para o Planeta salvar: poupar, separar, reciclar!



Projeto Rimar com o Corpo


Realizou-se de 3 a 7 de Dezembro de 2018 na Biblioteca da EB1- JI de Porto Salvo com as turmas do 1.º A, 3.º A, 3.º B, 3.º C, 2.º-3.º D e 4.º B. As actividades foram dinamizadas pelas docentes de Educação Especial em articulação com as Professoras titulares de turma e a Professora Bibliotecária.
METODOLOGIA
·         Mostra de trabalhos realizados pelos alunos do CAA e dos apoios de Ed. Especial, no âmbito do projeto de Educação pela arte.
·         Sessões com as turmas de referência dos alunos.
·         Apresentação dos alunos com rima do seu nome e de uma parte do seu corpo. Sendo as rimas previamente elaboradas pelos alunos com os respetivos Prof. Titulares de Turma.
·         Visualização de história animada (em rima)- “Abecedário sem juízo” de Luísa Ducla Soares.
·         Audição de canção em rima (os alunos são convidados a cantar e dançar).
·         Atividade prática - poesia visual com rimas - com 4 grupos de trabalho.

OBJETIVOS
·         Criar dinâmicas alternativas ao trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula.
·         Desenvolver o tema de Novembro do projeto de articulação curricular- Como Sou.
·         Envolver os alunos nas abordagens curriculares, através da interdisciplinaridade e da flexibilidade curricular.
·         Proporcionar momentos de partilha de saberes.
·         Promover a Inclusão.












Dia Internacional dos Direitos da Criança – 20 Nov


Para lembrar e… refletir sobre o que está em causa neste dia, as turmas do 4º ano visionaram o filme “Mudar o Mundo” (Flaminia Ed.) e perceberam os Direitos que muitas crianças no mundo não têm. A partir daqui e de um debate sobre estas questões foram desafiados a definir deveres/obrigações para cada direito. Assim, o direito à educação teve como proposta o dever de estudar…
Saíram... saímos mais ricos desta atividade!










As Marionetas do Teatro Valdevinos


Em novembro de 2018, no âmbito do programa OeirasEduca, o Teatro de Marionetas Valdevinos realizou, na Biblioteca, várias sessões de demonstração de marionetas para todos os grupos do pré-escolar e para todas as turmas do 1º ciclo. Depois destas sessões, e já nas salas, os miúdos (e os educadores e professores), com a orientação do Fernando Cunha, do Carlos Apolo e da Ângela Ribeiro meteram mãos à obra e construíram marionetas a gosto.
Ficou apetite para mais!


Um serão de casa cheia!


O do Carlos Marques!! A 26 de outubro de 2018!

Divertido. Ritmado. Cantado. Feito de histórias tradicionais – do Tranglomanglo à Velha e a Cabaça – e de textos de autor – como Amélia quer um cão, Minimalário, Agora não, Fernando (Duarte) ou Boa noite!

Aqui fica um pequeno apontamento de um serão muito bem passado!